Saúde mental: as profissões ligadas ao bem-estar

voltar atrás

Saúde mental: as profissões ligadas ao bem-estar psicológico

A Saúde Mental muitas vezes é associada apenas à Psicologia ou Psiquiatria, no entanto existem outras profissões importantes que compõem esse setor da área da saúde.

De acordo com o relatório Health At A Glance (2018), divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), 18% da população portuguesa sofre de doença mental. Na União Europeia, Portugal é o 5º país onde mais pessoas sofrem de Ansiedade e Depressão. 

 

 

 

 

Os cuidados com a saúde mental ganharam espaço na comunidade médica durante o século 21. Cada vez mais é libertado o Tabu em relação à importância de uma mente saudável, que por sua vez aumenta a procura e também a relevância no próprio setor, tornando o trabalho destes profissionais cada vez mais essencial nas comunidades, sobretudo as mais desfavorecidas e especialmente em situação pandémica.  

 

Apesar de cada vez mais informação estar disponível sobre a área da saúde mental ainda é muito associada apenas aos psicólogos e psiquiatras quando na realidade é uma área cada vez mais abrangente com as mais variadas especialidades.

 

 

Psicologia  

 

 

A psicologia é outro importante ponto de ramificação dos cuidados com a saúde mental e que, muitas vezes, atua em parceria com a psiquiatria. Os psicólogos não têm formação em Medicina, mas sim em Psicologia, e trabalham com um campo mais subjetivo de estudo da mente humana. 

 

Algumas vertentes de pensamento da psicologia abordam o inconsciente, tentando procurar razões dentro dos pensamentos para corrigir transtornos comportamentais que um paciente possa apresentar. Formados em Psicologia costumam trabalhar em consultórios, mas também podem atuar no setor de recursos humanos (RH) de empresas, no qual são responsáveis por manter contato com os funcionários, onde estabelecem melhorias no ambiente de trabalho e são um fator determinante nas contratações e demissões. 

 

 

Psiquiatria  

 

 

Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina, e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. São exemplos destas: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras. 

 

A avaliação psiquiátrica envolve, além de uma avaliação médica geral, o exame do estado mental e a história clínica psiquiátrica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.  

 

 

Terapia ocupacional 

 

 

Quem trabalha como terapeuta ocupacional garante que os pacientes recebam toda a atenção para recuperar as capacidades funcionais e sociais. Essa terapia serve como meio para promover a saúde de pessoas com problemas de comportamento social ou deficiências físicas, sensoriais ou motoras. 

 

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específica. físicas, sensoriais, mentais, psicológicos e sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções em terapia ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico. 

 

É uma atividade que compete a especificidade nuclear ao Terapeuta Ocupacional. Profissional da saúde, com formação acadêmica superior, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde de todas as faixas etárias. Além de cumprirem a importante função na prática do bem-estar psicológico, essas profissões têm recebido cada vez mais incentivos por parte do estado.  

 

 

Enfermagem psiquiátrica

 

 

Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria corresponde a uma necessidade socialmente útil e economicamente sustentada que procura responder a vários desafios, nomeadamente, a prestação de cuidados altamente qualificados e diferenciados, centrados na pessoa e na família ao longo do ciclo vital. 

 

As pessoas que se encontram a viver processos de sofrimento, alteração ou perturbação mental têm ganhos em saúde quando cuidadas por enfermeiros especialistas em Saúde Mental e Psiquiatria. 

O alvo de intervenção da Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria é a pessoa que se encontre a viver processos de transição, geradores de respostas humanas desajustadas ou desadaptadas e entendidos como responsáveis por processos de sofrimento mental. 

 

A especialidade de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria consiste na incorporação de intervenções psicoterapêuticas durante o processo de cuidar da pessoa, da família, do grupo e da comunidade, ao longo do ciclo vital, visando a promoção e proteção da saúde mental, a prevenção da perturbação mental e o tratamento, a reabilitação psicossocial e a reinserção social da pessoa. 

 

 

Gostava de se especializar na área da Saúde mental?

 

 

Se quiser aprofundar mais o seu conhecimento pode assistir ao nosso Webinar com a sobre “Intervenção na ansiedade: os novos desafios” onde abordamos vários parâmetros da TCC, e ainda o instituto CRIAP conta com várias especializações onde conseguirá aumentar ainda mais o seu conhecimento como a Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais:  Ansiedade: quais os principais sintomas

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.