Porque é a saúde mental importante?

voltar atrás

Porque é a saúde mental importante?

A importância de manter uma boa saúde mental e dicas para cuidar da regulação emocional.

Os problemas de saúde mental estão cada vez mais associados à incapacidade para a atividade produtiva. Além disso, são uma das principais causas de morbilidade e morte prematura em todo o mundo. Entre as patologias desta natureza destacam-se a depressão, situações relacionadas com alcoolismo, perturbações esquizofrénicas, doenças bipolares e as demências.

 

Os dados a nível mundial mostram que:

 

  • 12% das doenças são de índole mental. O valor sobe para 21% nos países desenvolvidos;

  • Prevê-se que a depressão se torne em 2030 a principal causa de doença;

  • Anualmente, 165 milhões de pessoas na Europa são afetadas por uma doença ou perturbação mental.

 

Saúde Mental em Portugal

 

Em Portugal, estima-se que uma em cada quatro pessoas vive com doença mental, sendo que apenas 15% tem algum tipo de acompanhamento. As perturbações de ansiedade, depressões e demências são as mais comuns no nosso país.

 

Nos últimos anos Portugal tem prestado mais atenção à saúde mental, criando novas respostas especializadas para fazer face às patologias que se podem manifestar. As consequências têm um enorme impacto ao nível do bem-estar, do humor e dos sentimentos – com sintomas que variam em relação à gravidade e duração. Podem afetar crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

A Lei da Saúde Mental em Portugal e o Plano Nacional de Saúde Mental têm implementado alterações na forma de atuação ao nível da saúde psicológica.

 

Confira aqui o Programa Nacional Para a Saúde Mental  da Direção Geral de Saúde, que estará em vigor até 2020.

 

Em paralelo, nos últimos anos foram lançadas as bases dos cuidados continuados integrados de saúde mental, iniciaram alguns programas inovadores, foram criadas novas unidades para o público infantil e adolescente, foram lançados novos serviços na comunidade, entre outras medidas.

 

No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que o estigma sobre a saúde mental desapareça e para que todos os doentes tenham acesso ao melhor atendimento e à melhor intervenção. O fator de consciencialização é prioritário, precisamente porque o estigma que ainda recai sobre os problemas de saúde mental leva a maioria das pessoas a optar por antidepressivos, ao invés de procurar a ajuda de um médico.

 

Dicas para manter uma boa saúde mental:

  • Não se isole;
  • Reforce os laços familiares e de amizade;
  • Diversifique os seus interesses;
  • Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo;
  • Consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.