As sete síndromes mais raras do mundo

voltar atrás

As sete síndromes mais raras do mundo

Confira neste artigo quais as sete síndromes mais raras do mundo, entre as quais se encontram a síndrome de Proteus e a síndrome de Savant.

Sabe-se que existem centenas de síndromes diferentes em todo o mundo. Provavelmente já se lembrou inclusive de algumas. Mas será que sabe da existência destas síndromes raras? Então confira.

 

Síndrome de Proteus

 

É uma condição genética que provoca o crescimento excessivo dos ossos, da pele e outros tecidos corporais, causando o gigantismo de vários membros e órgãos, como por exemplo, braços, pernas, crânio e medula espinhal.

 

Esta síndrome é geralmente acompanhada por tumores subcutâneos.

 

Síndrome de Savant (Savantismo)

 

Distúrbio do foro psíquico que apresenta determinadas aptidões cognitivas extraordinariamente desenvolvidas em indivíduos que apresentam um baixo nível de funcionamento geral.

 

As aptidões cognitivas encontram-se relacionadas com as mais diversas áreas, ainda que as mais comuns estejam relacionadas com a memória, música, matemática, artes e letras.

 

Síndrome de Sereia (Sirenomelia)

 

É um distúrbio de desenvolvimento congénito que se caracteriza por anomalias na parte inferior da coluna vertebral e das pernas. As pessoas nascem com a fusão parcial ou total das pernas e podem existir malformações adicionais, como é caso das malformações no sistema reprodutor, digestivo e urinário.

 

Síndrome de Noé

 

Esta síndrome traduz-se na acumulação de uma quantidade exagerada de animais domésticos, nas suas habitações, onde as condições mínimas de higiene e segurança não são garantidas. Geralmente as pessoas afetadas por esta condição revelam incapacidade para demonstrar sentimentos e poucas faculdades nos relacionamentos interpessoais.

 

Síndrome do Encarceramento

 

Tal como o nome indica, a pessoa que sofre desta síndrome encontra-se prisioneira no seu próprio corpo, isto porque há a paralisia de todos os músculos do corpo, à exceção dos músculos da zona ocular. A atividade cerebral não é afetada, pelo que a memória e a consciência não apresentam alterações.

 

Síndrome de Lázaro

 

É o retorno espontâneo do funcionamento cardíaco e a consequente circulação sanguínea, após tentativas frustradas em reanimação e diagnóstico de morte.

 

Este fenómeno pode ser explicado através de várias teorias, estas defendem que poderá tratar-se de uma acumulação de pressão no peito, que resulta na ressuscitação cardiopulmonar. A hipercaliemia e a adrenalina também poderão ter uma influência significativa para que esta fenómeno ocorra.

 

Síndrome de Kleine-Levin

 

Consiste numa perturbação neurológica caracterizada por períodos recorrentes de hipersónia (sonolência excessiva) e grande estimulação do apetite.

 

As pessoas que se encontram nesta situação passam uma grande parte dos seus dias a dormir e, quando acordadas, podem sentir-se confusas, desorientadas, com ausência de energia e apáticas.

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.