Perturbações dos Sons da Fala

voltar atrás

Perturbações dos Sons da Fala

Os fonoaudiólogos brasileiros, assim como os profissionais Terapeutas da Fala em Portugal, preparam-se continuamente para receber, amparar e reeducar os indivíduos com os chamados distúrbios da comunicação.

Os fonoaudiólogos brasileiros, assim como os profissionais Terapeutas da Fala em Portugal, preparam-se continuamente para receber, amparar e reeducar os indivíduos com os chamados distúrbios da comunicação. Entre as patologias assistidas por essa ciência, as alterações de fala e linguagem apresentam-se com demandas altas e complexas de ocorrência, exigindo do profissional atualização constante e aprofundamento das questões teóricas pertinentes à execução e ao aprendizado da fala.

 

Faz-se necessário ao Terapeuta da Fala entender as características normais à correta produção da fala para que se identifique, posteriormente, a alteração com precisão. Assim, definir as diferenças entre as características fonéticas e fonológicas que compõem a produção verbal oral torna-se relevante nesse contexto em que se pode distinguir entre pontos cruciais para a intervenção na patologia.

 

Desenvolvimento da linguagem

 

O desenvolvimento da linguagem envolve inúmeros fatores que devem ser analisados para a compreensão deste processo essencial para o ser humano. Estes fatores estão relacionados com:

 

  • Integridade do sistema nervoso central;
  • Processo maturacional;
  • Integridade sensorial;
  • Habilidades cognitivas e intelectuais;
  • Processamento de informações ou aspetos percetivos;
  • Aspetos emocionais;
  • Influência do ambiente que a criança está inserida.

 

A linguagem é uma habilidade extremamente complexa, que se desenvolve com o principal objetivo de permitir a comunicação, ou seja, transmitir e receber pensamentos, ensinamentos, aprendizados, desejos, sentimentos. Este fenómeno favorece a interação e as inter-relações entre as pessoas e eventos interferindo no desenvolvimento humano.

 

Outro foco de estudo acerca da linguagem está baseado em seus aspetos recetivos e expressivos, considerando-se a premissa de que a compreensão de uma palavra antecipa sua produção apesar da existência de relação intrínseca e recíproca entre elas.

 

Não é possível deixar de citar os aspectos auditivos e visuais envolvidos no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, uma vez que estes são os principais, porém não os únicos, “canais” de entrada do estímulo para que ocorra o aprendizado da criança.

 

Considerando-se a complexidade da constituição da linguagem, muitos profissionais estudam esta área do desenvolvimento, a fim de compreender as possibilidades de alterações no processo de aquisição ou continuidade do uso da linguagem com o objetivo final e único de manter comunicação eficiente e permitir o relacionamento interpessoal de maneira efetiva, promovendo aprendizagens e qualidade de vida.

 

O meu convite é para que você, terapeuta, venha estudar conosco. A proposta é oferecer teoria e prática para que os profissionais possam compreender e analisar criticamente os sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo fonoaudiológico, que abrange o estudo da linguagem e fala, e os métodos clínicos utilizados para tratar os distúrbios da linguagem, incluindo os processos de intervenção.

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos em perturbações dos sons da fala? Inscreva-se no Curso Prático de Perturbações dos Sons da Fala e conheça todas as particularidades deste tema.

Gostou deste Artigo? Veja mais no nosso blog que conta com mais de 50 artigos sobre diversas temáticas. 
 
Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

Artigo da autoria de:
Taísa Giannecchini

Mestre e Doutora em Fonoaudiologia, Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Fonoaudióloga clínica nas áreas de Motricidade Orofacial e Fala. Professora de cursos de Aprimoramento e Especialização em diversos centros do Brasil.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.