Crianças e Adolescentes: Processo Terapêutico Específico com Práticas Diferenciadas

voltar atrás

Crianças e Adolescentes: Processo Terapêutico Específico com Práticas Diferenciadas

Segundo a organização Mundial da Saúde 10% das crianças e adolescentes sofrem com uma perturbação mental

O que é Terapia Cognitiva Comportamental com crianças e jovens?

 

           A Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada com crianças e adolescentes, pretende trabalhar as necessidades psicológicas dos jovens com linguagem e atividades adequadas e compatíveis com seu período do desenvolvimento, de forma lúdica, interativa e estimulante.

A TCC com crianças e adolescentes, através de intervenções voltadas para as emoções, cognições e variáveis interpessoais do jovem, contribuem para o desenvolvimento de competências para que possam se relacionar com o outro e si mesmo de modo saudável.

 

Pesquisas realizadas em nível global, mostram que há um aumento na incidência de perturbações psicológicas e, infelizmente, a idade de início tem sido cada vez mais precoce. Por este motivo, o atendimento psicoterápico de crianças e adolescentes tem apresentado uma demanda crescente, exigindo qualificação adequada dos psicólogos (as).

 

Pensando em termos práticos, podemos imaginar o caso de uma criança com ansiedade social (psicopatologia caracterizada, basicamente, por medo da avaliação dos outros que provocam ataques de ansiedade e evitação do contato social), devido às características dessa perturbação psicológica, essa pessoa terá um prejuízo severo no seu desenvolvimento por evitar conviver com seus pares e a privará de uma série de experiências habituais de sua faixa etária. Se essa criança não receber tratamento ou se participar de uma psicoterapia não eficaz, poderá chegar à adolescência ainda com padrões de comportamentos subdesenvolvidos em comparação com outros indivíduos de mesma idade e escolaridade. O pobre contato social na infância e o medo de se relacionar com os pares poderão ser grandes obstáculos na construção de vínculos e convivência grupal característicos da adolescência, por exemplo.

 

Agora, vamos observar esses dados: em 2016, 62.000 (sessenta e dois mil) adolescentes morreram em consequência de autodano/suicídio (WHO, 2020). Sabemos que a adolescência é uma etapa do desenvolvimento com mudanças biopsicossociais importantes que trazem consigo alterações de humor significativas, porém os indivíduos que se envolvem em comportamentos de autodano, na maioria das vezes, sofrem com psicopatologias de longa data. Então, ao fornecermos psicoterapia eficaz para crianças e adolescentes ajudamo-los a lidar com seus problemas de maneira efetiva, melhorando sua qualidade de vida com desenvolvimento mais saudável e, assim, contribuímos para a prevenção comportamentos de autodano/suicídio.

 

 Cada vez mais, o tratamento psicoterápico eficaz é fundamental para evitar que o desenvolvimento e qualidade de vida de crianças e adolescentes sejam comprometidos, principalmente nesse contexto da pandemia de COVID-19. Observamos assim, a necessidade de formação específica para a prática psicoterápica com crianças e adolescentes a fim de construir um processo terapêutico eficaz com todas as especificidades que envolvem atender essa população diferenciada. Como pudemos observar no exposto brevemente acima, as temáticas, formas de apresentação e, principalmente, de manejo terapêutico são diferentes da prática psicoterapêutica com adultos. O prejuízo de um atendimento não eficaz, por falta de formação específica dos psicólogos(as), pode causar um comprometimento significativo do desenvolvimento de crianças e adolescentes podendo ser impeditivo da construção de um estilo de vida adulto saudável.

 

Como funciona a Terapia Cognitiva Comportamental com crianças e jovens? 

 

          A TCC com Crianças e Adolescentes envolve um conjunto de ferramentas específicas que tornam a psicoterapia mais eficaz e contribui para o desenvolvimento saudável do indivíduo. O facto de ser uma psicoterapia breve, baseada em evidências científicas é fundamental, pois é necessário que o manejo do problema seja eficaz para evitar que a criança e/ou adolescente convivam com características da perturbação psicológica que prejudicam o seu dia-a-dia por muito tempo e acabem por comprometer o seu desenvolvimento, logo, comprometendo seu futuro.

 

Pretende aprofundar mais sobre a Terapia Cognitiva comportamental? 

 

          O Instituto CRIAP conta com Especialização Avançada em Terapia Cognitivo Comportamental com Crianças e Adolescentes onde pode aprofundar as suas competências práticas ao nível da intervenção psicoterapêutica no tratamento de problemas e perturbações psicológicas frequentes na infância e adolescência segundo o referencial teórico da terapia cognitivo comportamental.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais no nosso blog que conta com mais de 50 artigos sobre diversas temáticas. 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

Artigo da autoria de:
Luciana Rizo

Doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia e Graduada em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao longo da sua carreira, foi adquirindo diversas competências através da frequência de cursos como o Curso Especializado em Terapias Cognitivas de 3a Geração (Coimbra-Portugal), o Treinamento Avançado em Terapia Focada na Compaixão (Portugal e Reino Unido), a Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia (UFRJ). Tem mais de 17 anos de experiência como docente e coordenadora em diversas pós graduações e especializações. Tem experiência nas áreas de Psicologia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 2ª e 3ª geração, Transtornos da Infância e Adolescência, Transtornos de Humor, Transtornos de Ansiedade, Regulação Emocional e Promoção de Bem Estar. É Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.