Acompanhamento Psicológico na gravidez.

voltar atrás

Acompanhamento Psicológico na gravidez. É realmente necessário?

A Psicologia da Gravidez é uma área de intervenção e investigação que tem por base o modelo biopsicossocial, onde o indivíduo é abordado de forma holística e onde são considerados os fatores biológicos, psicológicos e sociais.

A gravidez é um momento especial tanto para o pai como para a mãe, mas que por outro lado também envolve grandes mudanças emocionais e biológicas. Tão importante quanto o pré-natal com o Obstetra é um pré-natal psicológico, onde a gestante é acompanhada por um profissional capacitado para lidar com as emoções, ansiedades e expectativas do período: um psicólogo. Por ser um processo rico e intenso, de vivências emocionais que apontam para uma nova estrutura familiar, novas atitudes e responsabilidades, é esperada uma carga de sentimentos novos, que precisam ser ajustados, propiciando uma vivência mais integral da gestação.    

 

“A maternidade requer muito mais do que desejar ter um filho, requer a vontade e o desejo de ser Mãe“

 

 

Preparação Parental

 

 

Ninguém possui um livro de instruções de como ser boa mãe ou de como ser bom pai, é algo inerente ao crescimento psicológico no decorrer do período de gestação. O psicólogo, entretanto, tem uma visão diferenciada e alargada do processo, de todas as perturbações, tanto de ansiedade, receio, depressões. Somado a isto vem as fantasias quanto ao bebê, seu aspeto, sua forma; o medo do parto, da dor, de uma eventual cesárea; as inseguranças quanto ao puerpério, as habilidades necessárias para lidar com o recém-nascido e reintegrar-se na vida social agora com um novo papel, o de mãe. Um especialista em psicologia da gravidez consegue apontar outras perspetivas e resoluções que de diferente forma não são tão percetíveis.              

 

 

Medo do Parto, do bebé

 

 

Além de todo o medo associado a serem pais pela primeira vez, existe também obviamente todo o medo relacionado ao bebé nascer saudável. Deve-se sempre ficar atento até que ponto essas preocupações deixam de ser normais, para que elas nunca tomem proporções paralisantes.

Estas duvidas são necessárias e estarão sempre presentes, de forma natural, e é aí que surge o alivio ao ouvir o médico dizer que a gravidez está a decorrer conforme planeada.  No entanto, após a confirmação de que está tudo bem e a suposta tranquilização por parte do obstetra, o medo persiste, paralisa o quotidiano e influencia a gestação, então aí é uma boa altura para uma intervenção psicológica.

 

 

Sexualidade e a identidade do casal 

 

 

Um dos pontos mais sensíveis não só durante a gravidez, mas também em contexto de casais é a sua sexualidade. Não é necessária a interrupção da intimidade por parte do casal durante o período de gestão. O psicólogo também pode oferecer ajuda ao casal, sobretudo em demonstrar a importância que não deixem o papel de casal de lado para assumir exclusivamente o papel de pais.

Aqui, por vezes, tende a cair mais para o lado do parceiro e de que forma ele pode ajudar a mulher a entender como as mudanças hormonais e emocionais podem afetar a libido e de que maneira ele a pode ajudar.           

O acompanhamento psicológico permite encontrar um equilibro entre todas estas questões e também eliminar todo o sentimento de culpa que surge sobretudo na Mãe.

 

 

Depressão Pós-Parto

 

 

Cerca de 14 a 23% das mulheres demonstram sintomas de depressão durante a gravidez. Se esse quadro for ignorado, ela pode mesmo desenvolver-se no que conhecemos como depressão pós-parto.

A gravidez é uma responsabilidade, romantizada pela sociedade onde tudo é magnifico, que provoca um sentimento de culpa nas mães quando se deparam com estes sentimentos de medo e insegurança. Sentimentos esses que são oprimidos e até mesmo julgados por outros, pondo em causa o amor pelo bebé.

O acompanhamento psicológico é importante durante e até mesmo depois de toda a gravidez para uma melhor relação com esta nova fase da vida.

O Instituto CRIAP esteve à conversa com duas Psicólogas especializadas na Gravidez e na Parentalidade, onde durante 1hora debateram os mais variados tópicos relacionados com este tema. Pode aceder ao nosso Webinar aqui e se quiser aprofundar ainda mais esta temática temos disponível no nosso site a Especialização Avançada em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade

 

Gostou deste Artigo? Veja mais:  10 curiosidades sobre a Psicologia

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | Tik Tok

 

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.