Reabilitação Neuropsicológica com a Dr. Barbara Wilson

voltar atrás

Reabilitação Neuropsicológica pelos olhos da Dra. Barbara Wilson

Estivemos à conversa com a Ilustre Dra. Barbara Wilson, uma especialista Britânica, com mais de 43 anos de experiência no estudo da Neuropsicologia que nos ajudou a chegar a algumas conclusões fundamentais do cérebro e da reabilitação do próprio.

Reabilitação Neuropsicológica o que é?

 

Reabilitação Neuropsicológica é o estudo da relação entre o cérebro e o comportamento. Quando o cérebro não permite o comportamento regular, comunicação emocional ou cognição precisa ser reabilitado. Este fenómeno pode estar relacionado com várias coisas, desde acidentes a doenças, e uma coisa todos os especialistas tem a certeza, é que o cérebro humano é um dos órgãos que nós menos sabemos, e da relação do estudo com este órgão é extremamente desafiante.  

 

Durante todo o seu estudo a Dra. Barbara Wilson decidiu focar-se em vários vértices da reabilitação neuropsicológica, como por exemplo, lesões cerebrais traumáticas, pacientes com AVC mais jovens do que 65 anos que representam um total de 25% deste traumatismo, encefalite hipoxia e até por vezes pessoas que contem tumores, mas pessoas com dano cerebral não progressivo.

 

Nos casos de suspeita de transtorno podemos identificar vários fatores nomeadamente:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reabilitação ( MC Lellan 1991)

 

A Dra. Barbara Wilson procurou sempre novas ideias e metodologias cientificas para abordar as suas áreas de estudo nomeadamente a interpretação de Mc Lellan da reabilitação, que para ambos, trata-se de um processo pelo qual as pessoas que são incapacitadas por lesão ou doença, em simbiose com a equipa profissional de saúde, família e membros da comunidade, procuram atingir o seu bem-estar físico, psicológico, social e profissional.

De certa forma, o processo de reabilitação não significa o mesmo que recuperação, apenas mostra que ambos são trabalhados em conjuntos para atingirem uma melhoria no individuo que está a ser tratado. A Doutora. no decorrer da sessão mostrou-nos várias conclusões relativas à recuperação de um paciente.

 

Conclusões base para uma boa Recuperação:

 

  1.  Existe uma boa e considerável recuperação nos casos de Lesão Cerebral Traumática;
     
  2. Nem sempre é verdade que os jovens recuperam melhor do que os mais velhos, pois outros fatores tais como se a lesão é focal ou disseminada e o tempo que passou desde a aquisição da função, entre outros, desempenham um papel importante na forma e velocidade de recuperção;
     
  3. Existem evidências conflitantes sobre o sexo feminino recuperar melhor que o sexo masculino, existem algumas que comprovam que sim como é o caso do ciclo mestrual feminino ajuda, mas por outro também existe evidências que desmentem;
     
  4. De acordo com os estudos, pessoas com mais capacidade cognitiva, maior grau intelectual, com melhores estratégias cognitivas podem eventualmente ter melhores resultados na sua recuperação do que propriamente os que não  possuem dessas capacidades;
     
  5. O conceito de regeneração ( o re-crescimento de células nervosas), diástase (redução do choque neural) e a plasticidade (a reorganização anatômica da rede neural) poderam ter todos uma papel importante no mecanismo de recuperação;    

 

Isto foi apenas uma breve introdução de toda a conversa que tivemos com a Dra. Barbara Wilson que abordou todos os seus estudos e onde realmente provou ser realmente uma das mais prestigiadas neuropsicologas do mundo. Pode aceder a este Webinar aqui e se realmente quer aprofundar os seus conhecimentos teorico-praticos dispomos tambem da Especialização Avançada em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância à Idade Adulta, com a coordenação cientifca do Prof. Góis Horácio e também a Especialização Avançada Neuropsicologica Clínica com a coordenação cientifica da Prof. Marta Pereira.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.