Formador: a sua importância no processo de formação

voltar atrás

Formador: a sua importância no processo de formação profissional

O formador é um facilitador da aprendizagem que acompanha, orienta e monitoriza os momentos e/ou a aquisição da aprendizagem e da prática inicial de uma atividade.

O desenvolvimento de ambientes virtuais de formação à distância é, hoje, um campo de investigação em plena expansão que encontra a sua fundamentação numa aliança entre a inovação tecnológica e a inovação pedagógica.

 

O conhecimento adquirido pelos adultos é criado aquando a presença de um formador que desenvolve práticas pedagógicas capazes de desenvolver processos motivacionais, onde o adulto evoca as suas experiências pessoais e as contextualiza com os conteúdos de aprendizagem.

 

 

Qual é o papel do formador?

 

A necessidade do aumento da qualificação e do reforço e atualização de competências exige o desenvolvimento de uma oferta de educação e formação profissional que contribua para uma melhoria efetiva do desempenho dos trabalhadores.

 

No contexto da formação torna-se cada vez mais importante o papel do formador enquanto elemento que suporta todo o trabalho desenvolvido em prol da construção significativa de conteúdos e respetiva da aprendizagem dos valores inerentes aos mesmos.

 

O formador deve suscitar nos formandos os comportamentos necessários ao desenvolvimento dos objetivos da formação. Ele é o dinamizador da aprendizagem de novas práticas e do aperfeiçoamento de competências já adquiridas.

 

 

Softskills de um formador

 

As softskills são competências não-técnicas relacionadas com os comportamentos de cada indivíduo. Apesar de na maioria das vezes não constarem no currículo, são extremamente importantes para, por exemplo, identificar a reação dos formandos e outros colegas de profissão em situações cruciais. Podemos, assim, considerar bons exemplos de softskills de um formador:

 

Pensamento Crítico

Capacidade de inspirar, mobilizar e estimular novos comportamentos e atitudes.

 

Empatia

Orientação centrada no formando, respeitando as diferenças individuais de cada um.

 

Empreendedorismo e criatividade

Se estivermos atentos à atualidade das novas tendências, poderemos sempre propor ideias para inovação em processos internos, aumentando a eficiência do grupo de trabalho.

 

Trabalho de equipa

Ninguém trabalha sozinho, e o nosso trabalho pode influenciar a continuidade do trabalho dos outros colegas. Assim sendo, é fundamental trabalhar em grupo e como uma equipa.

 

 

A atuação do formador é impactante em vários campos, sejam eles ao nível presencial, ou online, o propósito final irá sempre incidir no cumprimento da criação de significados para todo e qualquer formando que procure desenvolver os seus conhecimentos.

 

“A um formador não cabe apenas o papel de professor, mas também de líder. Um líder que não estará, nunca, acima dos seus formandos, mas a seu lado”. (Gouveia,2020)

 

No fundo, o formador deve adotar uma atitude de humildade, compreensão, curiosidade e dedicação no seu contexto laboral, no sentido de poder gerir da melhor maneira todo o empreendedorismo e criatividade inerentes ao processo de formação e conseguir obter os melhores resultados possíveis daquilo que os formandos irão apropriar durante todo este enriquecedor, transformador e complexo processo.

 

Ao perspetivar a formação como um processo bidirecional, reconhece-se as vantagens para ambos os lados, tanto para o formando, como também para o formador.

 

 

Pretende ser um formador de sucesso? Descubra o nosso Curso de Formação de Formadores e o Curso de Especialização E-Formador e E-Professor.

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais no nosso blog que conta com mais de 50 artigos sobre diversas temáticas.

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:

Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok | Twitter

 

da autoria de:
Luísa Azevedo

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.